A MAIOR COMPETIÇÃO CRONOMETRADA 
 DE CINEMA DO MUNDO 

48 HORAS PARA ESCREVER, PRODUZIR, FILMAR E EDITAR UMA CURTA-METRAGEM

—  "Do Outro Lado", Black.Art, 2019 (Melhor Filme)

AINDA COM CUIDADOS...
MAS O 48 HORAS ESTÁ DE VOLTA!

A EDIÇÃO DE 2021 DO 48HFP LISBOA DECORRE ENTRE 10 E 12 SETEMBRO

Quando terminámos a edição de 2020 do festival, em 17 Novembro, ficou a sensaç´ão em todos - produção, equipas e espectadores - que tinha sido um momento extraordinário. Mesmo no meio de uma pandemia, 19 equipas arriscaram neste desafio único que é produzir uma curta-metragem em apenas 48 horas. E elegemos um vencedor: o Melhor Filme de 2020 foi a curta "À Vida!" da equipa Moving Pictures; que seria nosso representante no Filmapalooza 2021 (que, entretanto, também passava a realizar em formato virtual). Mas a emoção desses dias não ficou por aí... já em Março deste ano, tivemos a "surpresa": o nosso filme foi um dos mais premiados no certame internacional: para além de diversas nomeações, foi ainda premiado como Melhor Uso da Frase, Melhor Actriz... e o Prémio do Público! E assim, em poucos meses, uma equipa decidiu arriscar participar no 48HFP acabando por ver o seu filme seleccionado para o Short Film Corner do Festival de Cannes!

Quando todos acreditavam que a pandemia já começava a levantar o seu fardo - afinal não. E, por isso, não foi fácil assumir o risco de voltar a lançar o repto aos criadores e entusiastas de cinema para que aceitem esta proposta de características tão especiais. Mas, não deixando de tomar todas as precauções, o 48 Hour Film Project Lisboa 2021 vai mesmo acontecer! De 10 a 12 Setembro, a maior competição mundial cronometrada de cinema volta a Portugal. E, para quem (ainda) não sabe, como funciona? Nós damos 3 elementos de uso obrigatório: uma personagem, um adereço e uma linha de diálogo / frase. E ainda dois géneros (sorteados) para ajudar na criação do filme. Existem mais umas quantas regras, mas podes tirar todas as dúvidas aqui neste site. Após o fim de semana de filmagens, no dia 02 Outubro iremos assistir à Estreia Mundial dos filmes realizados em competição. O Cinema São Jorge será o nosso anfitrião.

De entre diversos prémios que poderão ganhar, o vencedor de Melhor Filme será o nosso representante no Filmapalooza 2022. Onde todos os filmes realizados neste ano são exibidos, sendo determinado o Melhor Filme do Ano (a nível mundial) e anunciados os representantes no Festival de Cannes 2022.

Esperamos por todos - curiosos e profissionais, produtoras independentes ou criadores "solitários"....

Ricardo Mendes (48HFP City Producer, Lisboa)

 

  PARCEIROS E APOIOS  

PARCERIA ESTRATÉGICA

camaramunicipallisboa-1.jpg
egeac.png

CO-PRODUÇÃO

cossoul.png
cinemasaojorge-1_edited.png

PATROCÍNIO INTERNACIONAL

write-bros-_edited_edited.png
 

PARCERIAS

WorldAcademy_edited.png
logo_gerador.png
oie_transparent (1).png
PFC_logo.png
logo_ilga_-horizontal-CONVERTIDO-EM-CURVAS.png
cinemax-curtas.png

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

SHORTCUTZ-NETWORK-logo-black.png
st-arte-1.png

 ORGANIZAÇÃO 

cn_instit.png
48hfp-logo.png